(16/06/2010 - 11:27)
Valorização do idoso e resgate da auto-estima são as bandeiras dos projetos de convivência para o idoso como o Centro de Convivência do Idoso CCI - COSE e o Projeto Santa Izabel que funciona ao lado da Paróquia São Sebastião. A realização do Baile da Melhor Idade é uma das formas que os projetos encontram para auxiliar os idosos, principalmente as mulheres, na busca por um motivo maior para continuar vivendo, “o compromisso que nós temos é com o resgate da auto-estima de nossos idosos. A realização deste baile permite a integração entre o idoso, seus familiares e a sociedade em geral, as participantes sentem-se mais vivas”, explica Maria Antônia, uma das coordenadoras.
Os projetos voltados para área social têm como meta erradicar a exclusão social, resgatar auto-estima dos envolvidos em situação de risco; à margem da sociedade, bem como os que integram a terceira idade. O governo, tanto na área federal, quanto no âmbito regional tem trabalhado para que a sociedade acolha estas pessoas de forma que elas possam participar ativamente do convívio social, no entanto, é necessário que as famílias também façam a sua parte para que estas pessoas, em situação de risco, possam continuar vivendo.
Nos casos dos idosos, este tipo de evento, é crucial para que as mulheres, mães e avós, continuem a auxiliar na educação dos filhos e netos contribuindo para a organização da sociedade, “a valorização da mulher é muito importante para a educação mais necessária na sociedade que é a educação que começa no lar O governo e a administração, sempre que necessário, darão apoio e suporte para auxiliar esses grupos, pois sempre que precisamos deles, são os primeiros a participarem dos nossos eventos e isso é muito gratificante”, destacou Professor Nilson, administrador de Brazlândia.
A deputada distrital e ex-secretária de Ação Social Eliana Pedrosa esteve presente e disse que a valorização do idoso deve ser levada em todas as instâncias da sociedade, “o trabalho de conscientização e de respeito ao idoso reflete nos eventos como este, o Baile da Melhor Idade de Brazlândia sempre foi um exemplo para outros locais do Distrito Federal”, disse Eliana que entregou a faixa e a coroa de Rainha à Olga Ribeiro, Rainha da Melhor Idade de 2010.
As escolhidas da noite da melhor idade foram:
- Rainha: Olga Ribeiro Martins, 61 anos – 3 filhos e 4 netos (CCI);
- 1ª Princesa: Ivanilda Maria Silva, 70 anos – 3 filhos e 7 netos (Santa Izabel);
- 2ª Princesa: Maria Nilce Fernandes de Souza, 61 anos – 5 filhos, 5 netos e 7 bisnetos; (CCI)
- Miss Simpatia: Leni Alves de Santana, 67 anos – 9 filhos, 21 netos e 7 bisnetos (CCI).
ASCOM Texto: VIVIANE MARTINS e Fotos: Iderlon Calasancio
Nenhum comentário:
Postar um comentário